Notícias e Eventos

Evento de discussão para desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Resiliente - Denisson Menezes

Realizado junto à comunidade para discutir conceitos como autogestão, resiliência e participação. Foi dividido em dois momentos, o primeiro para discutir sobre os problemas e o segundo para pensar nas soluções. Inicialmente foram levantadas questões sobre problemas espaciais, sociais, culturais e econômicos e depois foram debatidas as soluções, algumas delas foram: revitalização dos espaços públicos, criação de creche, criação de grupo de mulheres para organizar eventos, cursos e conversas, entre outros. O Plano de Desenvolvimento pode ser acessado na pasta "produções".

Dia das Crianças - Conjunto Denisson Menezes

Em outubro de 2018 os participantes do projeto LABiboca tiveram seu primeiro contato (em prol do projeto) com a comunidade Denisson Menezes, onde estava acontecendo um evento em comemoração ao Dia das Crianças com brincadeiras, danças, distribuição de brinquedos, pintura facial, entre outras atividades. Nesse dia o Nós Pela Comunidade, nome escolhido pelo grupo para representar a equipe frente à comunidade, ajudou no desenvolvimento das atividades com as crianças e foi apresentado à população presente no local. Com esse primeiro contato foi possível estabelecer relação com alguns líderes locais e assim começar a preparar a próxima etapa do projeto que foram duas oficinas de diagnóstico, imprescindíveis para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Resiliente.

70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

July 22, 2018

No ano em que comemora seus 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a sua 70ª Reunião Anual, de 22 a 28 de julho de 2018, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, AL, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

A Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.

1 / 1

Please reload

Assista ao produto audiovisual da nossa iniciação científica

Sites relacionados

sobre

 

O LABiboca é o Laboratório de Intervenção em Bairros, Ocupações e Assentamentos do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) da Universidade Federal de Alagoas. O LABiboca é um laboratório de pesquisa-ação da FAU/UFAL que tem por objetivo reunir projetos voltados para os territórios da pobreza de Maceió-AL, intervindo, observando, mapeando, divulgando informações e apoiando movimentos sociais na luta por cidades mais humanas e justas socialmente.

​Segundo o dicionário, o termo Biboca significa:

  1.  sanga ou barranco produzido por águas de enxurrada ou por outras causas naturais.

  2.  vale acentuado e de difícil acesso.

Essa é a característica física da maioria dos territórios da pobreza de Maceió, as Grotas.

Equipe

Débora de Barros Cavalcanti Fonseca

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Mestrado em Arquitetura - Université Catholique de Louvain (1993) e PhD em Planejamento Urbano pela London School of Economics and Political Science (2010). Atualmente é Professora Adjunto A do Curso de Arquitetura e Urbanismo, de Design, de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da FAU/UFAL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza urbana, cidadania, urbanismo social, habitação, capacitação, gestão urbana e direito à cidade.

debora_cavalcanti@hotmail.com

Lílian Oliveira de Brito Leite

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, participou do Beco, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Territorial de Maceió. Integrante do Núcleo de Estudo do Estatuto da Cidade (NEST). Bolsista da pesquisa intitulada "Observatório dos Territórios da Pobreza de Maceió" pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) 2019-2020.

lilianleite_b@hotmail.com

Eveliny Santos

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas, técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Alagoas (2013), voluntária global em Cúcuta-Colômbia no Projeto Comunidades Sustentáveis (2017). Estagiou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial de Maceió colaborando nas áreas de: habitação de interesse social e urbanização de assentamentos precários (2016-2018). Integrante do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST).

eveliny.santos@fau.ufal.br

Isabela Camargo Marques

Arquiteta e Urbanista pela UFAL e técnica em Edificações pelo IFAL(2011). Foi integrante do iDEAU, Diretório Estudantil de Arquitetura e Urbanismo. Parte do Escritório Modelo EMCASA, na FAU. Bolsista de Projeto de pesquisa no Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade NEST. 

isabelacamargoarq@gmail.com

Please reload

Paula Luz

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora na pesquisa do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST), Ciclo 2020 - 2021. Participante no projeto de extensão "Utilização de dispositivos sanitários de baixo custo com foco no combate a transmissão do coronavírus"

Add some more info about this item...

Lavínia Tenório Gama

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora da pesquisa e bolsista do projeto de extensão do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST); Diretora de Marketing da Enactus, UFAL.

laviniatenorio98@gmail.com

Ítalo Ferreira

Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas. Estagiário no setor de Divisão de Projetos e Sinalização na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Integrante do grupo e colaborador da pesquisa intitulada "Observatório dos Territórios da Pobreza de Maceió" pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) 2019-2020.

italoferrer59@gmail.com

Ruan Macedo

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Técnico em Informática pelo Instituto Federal da Bahia- IFBA (2017). Integra o Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) e bolsista da pesquisa intitulada "Observatório dos Territórios da Pobreza de Maceió" pelo Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2019-2020.

clivsonmacedo@hotmail.com

Gustavo Matos

Estudante de Arquitetura e Urbanismo - UFAL

Bolsista no Projeto de Extensão do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade - NEST. 

Responsável pela observação e montagem de vídeos sobre os direitos nos territórios da pobreza.

gamatos1995.gm@gmail.com

Jéssica Muniz

Arquiteta e Urbanista - UFAL

Pesquisadora nível 'C' CNPq no Observatório dos Territórios da Pobreza

Colaboradora no Projeto de Extensão do Laboratório de Intervenções em Bairros e Ocupações de Alagoas - LABiboca. Trabalhou como Arquiteta contratada pelo CAU/AL, oferecendo serviços de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social no Programa 'Vida Nova nas Grotas', Governo de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat. 

jessicamuniz.arqurb@gmail.com

Please reload

contato

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

Success! Message received.

  • Instagram